sábado, 13 de outubro de 2007

The very hungry caterpillar (Eric Carle)


Tínhamos já abordado, no início, os days of the week, aquando da apresentação do placard, sendo todos os dias colocado neste o dia da semana correspondente em inglês.
Resolvi adaptar a história The very hungry caterpillar para tratar os dias da semana, assim como aproveitar para rever alguns itens do tema Food.
Encontrei duas apresentações na internet ( esta e esta ) que juntei e modifiquei ligeiramente, de forma a tornar a linguagem bastante acessível e a apresentação apelativa. Optei (são opções, não sei se para as próximas farei o mesmo) por apresentar a história no presente.

Dei aos alunos uma ficha com imagens:
- dos alimentos mencionados na história
- de uma lagarta
- de um casulo
- de uma borboleta
que teriam de colorir e recortar.

Mostrei então a apresentação do powerpoint (à qual tinha adicionado uma música de fundo) e fui contando a história em inglês, tentando sempre, por exemplo pela apresentação de imagens no início de cada cena antes da fala, levar os alunos a mencionarem vocábulos que já dominam (apple, pear, orange, etc).
Depois da visualização cada aluno organizou as imagens que tinha recortado de forma a reflectir a sequência da história e colou-as como num storyboard.
Na aula seguinte pedi que me recontassem a história e, dividindo a turma em grupos, distribui um momento da história por cada grupo para o ilustrar, sendo as imagens depois apresentadas à turma.
Em casa, fiz do trabalho de cada turma um livro ilustrado e, digitalizando as imagens, ainda uma pequena história ilustrada animada que lhes apresentei na aula seguinte. Devo dizer que apesar de bastante simples os alunos gostaram muito de ver o trabalho deles apresentado das duas formas :)




2 comentários:

Ana Paula disse...

Hi!
What a great presentation!
Kids love this story very much. Last year my Ss made a little version of the story for themselves.
I'll add your blog to mine!
congratulations.

Flávio de Miranda disse...

Olá, BC!

Em primeiro lugar, gostaríamos de parabenizá-lo pelo excelente Blog!

Sou o reposnsável de marketing online para o mercado em português do curso de inglês online e em níveis descarregáveis ABA English.

Desde já convidamos a todos os amigos de Let's Go! a experimentar o curso, fazendo o download gratuito da primeira unidade em nossa web www.abaenglish.com/pt.

Desde nossos laboratorios desenvolvemos um Gadget de Google que acreditamos ser interessante para Let's Go!

Trata-se de um teste de nível de inglês online, que pode ser colocado facilmente na página. Para isso, basta visitar http://gmodules.com/ig/creator?synd=open&hl=pt-BR&url=http://www.abaenglish.com/gadget/leveltest/test-abaenglish-pt.xml e seguir os passos orientados por Google.

Obrigado por sua atenção.

Mantenho-me à disposição para responder a qualquer dúvida.

Cordialmente,

Flávio de Miranda
fmiranda@abaenglish.com
Marketing Online
ABA English
www.abaenglish.com/pt
(t) + 34 902 024 386